quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vocação para polo logístico Salgueiro multimodal está no caminho para os portos de Pecém (CE) e Suape, por Juanews

Salgueiro está entrando na rota dos principais players da logística nacional. O município, situado no coração do Nordeste, já tem recebido visitas de empresas interessadas em investir no projeto de plataforma logística multimodal. Já foi concluído o plano diretor e cerca de 300 hectares para a implantação dessa plataforma foram desapropriados. Agora o governo do estado está estudando qual o melhor modelo de construção e operação do empreendimento.

A plataforma de Salgueiro está estrategicamente posicionada para atender a mercados de bens e serviços das regiões Nordeste e Centro-Oeste, através da integração de diversos modais. Situado no cruzamento da BR-232 com a BR-116, o município está a cerca de 600 km de oito das nove capitais da região (a mais distante é São Luís, a 1.078 km). Quando concluída, a Ferrovia Transnordestina se bifurcará em Salgueiro para os portos de Pecém (CE) e Suape, o que permitirá a aticulação com o marítimo no Complexo Industrial Portuário de Suape. O município já conta com um aeroporto, mas o plano diretor da plataforma ainda prevê mais um segundo equipamento aeroportuário. Salgueiro ainda está a 254 km da hidrovia do São Francisco.

“Do mesmo jeito que o Porto de Suape está bem posicionado para as operações no exterior, Salgueiro está para a distribuição no interior do Nordeste, que cada vez mais vem atraindo indústrias e varejistas”, defende Márcio Stefanni, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), órgão responsável pela implantação do empreendimento. Além da excelente posição logística, o oferecimento de facilidades alfandegárias — com a existência de uma estação aduaneira interna à plataforma — e os lotes reservados à implantação de um parque agroindustrial com 68,94 hectares, cujas empresas terão 95% de desconto do ICMS, também contribuem para os diferenciais do projeto pernambucano.

“A maioria dos executivos do setor logístico nunca ouviu falar de Salgueiro, mas quando conhece o projeto da plataforma multimodal fica encantado. Um grande grupo já esteve no município e se interessou. Outras duas empresas agendaram visita. Eles sabem que os primeiros que chegarem terão vantagens sobre os demais”, adianta Stefanni. O plano diretor, que prevê uma zona de comércio e serviço, prevendo inclusive a construção de hotéis, já foi concluído. Também foram desapropriados 300 hectares para a implantação do projeto. “Agora estamos estudando qual a melhor maneira de construir e operar essa plataforma, para saber se o investimento será todo do governo, se será uma Parceria Público-Privada (PPP) ou uma concessão. Após a conclusão desse estudo, que está prevista para este ano, será lançado o edital para licitação das obras”, diz Stefanni.

Fonte: Diário de Pernambuco(PE)/MIRELLA FALCÃO
NE: Os pernambucanos estão mais que certos, não perdem tempo querendo mudar o nome da cidade nem discutindo o sexo dos anjos...
Fonte: Juanews
 
Nota Cidade Juá: Salgueiro é bem perto daqui, em pouco tempo o boom econômico que vivemos pode ser deslocado para lá, e veremos a choradeira da mídia e dos políticos, os mesmo que encobrem e desviam para assuntos irrelevantes. Já vivemos isso em relação a Sobral, vão repetir o erro?

6 comentários:

  1. Durante muitos anos nós que fazemos o Juanews viamos os erros e omissões da chamada " cúpula " juazeirense. Felizmente hoje existem redes sociais e espaços na mídia como este para expressar-nos e tentar fazer nascer uma classe de cidadãos conscientes das vitórias que JN precisa. Nossa missão, Juanews & Cidade Juá é informar nosso povo, do que somos e o que merecemos ter. Nada de movimentos de auto promoção como querer mudar o nome da cidade, ou dar título de cidadão a algum fulano.

    ResponderExcluir
  2. Publicamos uma série de postagens sobre os por nós batizados " tigres nordestinos" destacando as potencialidades das principais cidades do interior nordestino. Mas outras surgem: Cajazeiras-PB, Salgueiro-PE, Sobral-CE, Pecem-CE.

    Nada contra, mas o lugar de JN precisa ser respeitado dentro da hierarquização das cidades. Não é o interesse de grupos e empresarios locais, necionais e internacionais que nos preocupa. E sim, a falta deste mesmo interesse das esferas municipais, estaduais e federais.

    ResponderExcluir
  3. Se somos uma Região metropolitana, precisamos de um plano diretor, saber onde deve ser cada equipamento de uso comum a todos os municipios. Mas essa ideia de metropóle não parece ter esta finalidade e sim a de fazer o Cariri encolher com a centralização de órgãos em JN.

    Queriamos ver por exemplo: distritos policiais e delegacias metropolitanas com plantões 24 horas. No entanto, JN recebe BO's da cidade do Crato. Aqui deveria ter uma extensão da superitendencia da policia civil, afim de organizar melhor toda uma rede. Mas não ha rede, só a centralização.

    Esta metropolização é uma conspiração contra a inteligência dos caririenses

    ResponderExcluir
  4. Até os jornais como o DN, fazem várias reportagens exautando JN e seu progresso. Existem matérias abstratas que falam que a cidade poderá ter Porto Seco, precisa de um aeroporto, que farão isso e aquilo, mas esses assuntos se perdem no tempo. No final não se realiza nada, nothing mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Chamo a atenção que este complexo mutimodal também envolve o aeroporto, na matéria falam que a cidade poderá ter grandes investimentos aeroportuários. Com isso passar de vez JN. Ai o vice-prefeito morre na praia com nós todos.

    Faço um apelo a todos os caririenses que leiam matérias sobre os rumos tomados por cidades nordestinas progressistas e comparem com o que acontece com JN. Depois, o segundo passso, é identificar por que isso acontece assim, e depois o que se tem que mudar.

    Não somos uma mídia que quer encutir nada na cabeça de ninguem, apenas queremos que as pessoas pensem conjuntamente conosco.

    Ficamos muito agradecidos pelo espaço

    Até logo Cidade Juá. Este blog comunga opiniões muito parecidas com o Juanews, se não são iguais com certeza caminham no mesmo sentido.

    Cuidado que tem muitos navegando contra esta maré!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tem mais:

    JN mereceria um grande centena´rio, infelizmente todas as previsões levam a crer num grande fracasso. A gestão se preocupa com obras como praças, portais, momumentos. Tudo isso provavelmente não estara construído ate 22 de julho próximo.

    Passados todas as comemorações, serão mais obras para serem cuidadas, preservadas, mal cuidam da estátua do Padre Cicero.

    Enquanto isso Salgueiro se preocupa com investimentos capazes de dar muitos empregos e gerar impostos na cidade. Toda esta receita podera fazer com que a cidade crie futuramente quantas praças, parques e momumentos quiser.

    Por enquanto são objetivos querem aeroporto, comercio e industrias.

    Citam na reportagem que poucos conhecem Salgueiro mas se encantam com seu projeto. COm JN é o contrario todos conhecem JN mas se desancatam com a falta de projetos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês