quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Juazeiro precisa: Centro de Feiras e Eventos

ExpoCeará em Fortaleza

Quando ocorre um evento como a Fetecc, Juazeiro do Norte acorda para um grande gargalo: não possue um espaço adequado para abrigar grandes feiras e eventos de negócios. Somos o 3° polo calçadista do Brasil e o Palácio da Microempresa não comporta mais a grandeza da Fetecc. Precisamos de um equipamento urbano como o ExpoCeará, que está sendo construído em Fortaleza pelo governo do estado. É claro que seria nas proporções do Cariri. Um Centro de Feiras bem moderno e bastante amplo.

Mas e o Centro de Convenções em Crato? Será comemorado e bem-vindo, mas creio que seu espaço será mais adequado para congressos e palestras. Ou seja, as finalidades do Centro de Convenções e do Centro de Feiras seriam diferentes, não se tornariam concorrentes, seriam complementares um ao outro. O Centro de Feiras pode até ser construído no bairro São José, para ficar próximo do Centro de Convenções.

E então candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, quem aceita o desafio? Abrir mão da Fetecc e dar de graça para Fortaleza não vale.

12 comentários:

  1. Franca-SP principal produtor de calçados do Brasil foi sede inaugural da Francal, um evento que cresceu tanto que teve que ser tranferido e atualmente tem suas edições na capital, São Paulo-SP.

    JN segue esta tendência. Já sugerimos no Juanews a construção de um Pavilhão de Feiras para eventos semelhantes.

    ResponderExcluir
  2. Camaradas, vou fazer um contraponto, essa foto, ´do Centro de Convenções do Ceará, que o governo do estado está construíndo na capital cearense, é algo incomparável aos demais centros de convenções do nosso país, é algo que os fortalezenses ainda não acreditam no que seus olhos estão vendo ser construído com tamanha celeridade. Claro que a cidade (Juá) precisa, urge por um espaço quatro vezes maior que o SEBRAE, para esse tipo de evento, MAS ACREDITO não fomos esquecidos, a cidade do Crato, próximo ao Casa Blanca, AO QUE APARENTA, está o Centro de Convenções do Cariri, pronto por fora... Mas aí vem a pergunta, "sim mas eu queo um no Juazeiro!?" R- Esta (no momento) deve ser uma iniciativa exclusiva do município de Juazeiro, já que há por parte do estado a construção desse centro na AV. Padre Cícero, entre Juazeiro e Crato. E concluindo, não concordo que o município banque, agooraa, o que seria, o "Centro Municipal de Convenções", ou de feiras, de eventos nem de coisa alguma, isso é minha opinião... Há em Juazeiro, coisas mais importantes que isto para os munícipes, acompanho toda a demanda dessa cidade bem de perto, mas acredito também que mesmo que seja do desejo do prefeito atual, Dr. Santana, e deve ser o de qualquer um futuramente, que pode até prometer, mas dificilmente terá recursos do fundo municipal para isto, seria inviável descolar uma bagatela milionária para este fim, mesmo sendo fundamental para a cidade, o que não deixa ainda de ser. Forte abraço. Thiago Aguiar do Site VejaJuazeiro.

    ResponderExcluir
  3. Tenho que tirar meu chapéu para as palavras de Thiago Aguiar. De fato, seria muito comparável se algum cratense chato dizesse que quer um hospital regional aqui em Crato porque o outro está em Juazeiro. Mais uma vez a vaidade cantou, Paulo Celestino. Talvez seja mal de família.

    Vejam só: se o Centro de Convenções é do Cariri - e não do Crato, até porque a cidade não tem cacife para bancá-lo, nem contruí-lo - o mais aceitável seria as "autoridades" dessas duas cidades reinvidicar a ampliação daquele centro. Que, diga-se de passagem, é minúsculo até para nossa realidade. Eu acho. Mas, como a vaidade é o tom predileto desse vale, nem o governo do estado vai erguer outro em Juazeiro, nem as "lideranças" budegueiras, toscas e sem visão do Crato vão atentar para isto. Portanto, o mais provável, muito provável, é que a iniciativa privada faça aparecer um novo espaço para fins tais como feiras e palestras ... em Juazeiro.

    ResponderExcluir
  4. Bom, a ExpoCeará não é um Centro de Convenções, e sim um pavilhão de feiras. Acho que o texto foi bem claro: "Mas e o Centro de Convenções em Crato? Será comemorado e bem-vindo, mas creio que seu espaço será mais adequado para congressos e palestras. Ou seja, as finalidades do Centro de Convenções e do Centro de Feiras seriam diferentes, não se tornariam concorrentes, seriam complementares um ao outro. O Centro de Feiras pode até ser construído no bairro São José, para ficar próximo do Centro de Convenções." Portanto, não é questão de inveja porque foi construído em Crato. Acho que isto já está virando uma neurose. Quanto à família, se é vaidade defender e se orgulhar de Juazeiro, que bom que sou um Celestino. Também acredito que o governador nunca irá construir este centro de feiras, mas sonhar nunca é demais.

    ResponderExcluir
  5. Errata: leia-se "dissesse" e "construí-lo".

    Não é questão de inveja ou coisa que o valha. Já foi discutido em outros blogs(no Juanews, por exemplo) que o Centro de Conveções do Cariri teria que ser ampliado para receber feiras e congressos de porte, até pela simples questão de ser aquele espaço o "oficial" do estado. Neurose, e das boas, é não pensar naquele equipamento para a região inteira. Mas como é muito orgulhoso ser o que é e sustentar o que está aí, fiquemos só no sonho mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Não há dinheiro da prefeitura para construção do anel viário, para melhorar o acesso ao aeroporto, para construção de um espaço para feiras, para organizar o Parque das Timbaúbas... Afinal, há dinheiro da prefeitura para quê? Só para viabilizar trocas fraudulentas de terrenos em favor de amigos de Santana? Qual grande obra na cidade está sendo edificada pela atual administração? Praça não conta, afinal, nesse quesito até o excomungado Salviano fazia muito melhor!

    ResponderExcluir
  7. Só um adendo: o SEBRAE poderia ter um novo espaço adequado para feiras em Juazeiro. Seria muito discutível querer que a FETECC viesse a ser organizada num improvável Centro de Convenções do Cariri ampliado - se é este o temor de alguns. Por mais que o referido equipamento seja regional, a feira tem tudo haver com Juazeiro, assim como a ExpoCrato tem com a outra cidade.

    ResponderExcluir
  8. Quando era criança vi a construção do Memorial, Ginásio Poliesportivo, rodoviária, reforma da av Padre Cícero, alargamento de ruas, etc. Naquele tempo Juazeiro não era badalado como agora, não tinha shopping, nem hiper, nem atacadão, nem faculdades. Então qual era o segredo para tantas obras? Naquele tempo também não anunciavam projetos com pouca chance de execução, como se faz hoje, nem anunciavam reforma de retornos como obra grandiosa.

    ResponderExcluir
  9. Bom, além de não morar em Juazeiro, eu não tinha noção das coisas na época em que foram construidas, por ser novinho demais. Mas se nós pensarmos bem, naquela época não havia um detalhe básico que mudou a vida de todas as prefeituras do país: a Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF). Ao meu ver, a prefeitura de Juazeiro arcou com obras portentosas e importantes para a cidade, sem dúvida, mas manter que é bom...aí é outra história. Não me reportarei ao drama que recentemente passou o Memorial nem a (boa) privatização por qual passou a rodoviária - do contrário, queria ver a conservação de lá caso ainda estivesse nas mãos da prefeitura.


    Em suma: em outros tempo, poderia se rasgar dinheiro à vontade. Hoje, só se rasga bem escondidinho...

    ResponderExcluir
  10. Naquele tempo também tínhamos o deputado Mauro Sampaio que bota todos os atuais no chinelo em matéria de captação de recursos para Juazeiro, inclusive um tal de cuecão que vive espalhando notícias de recursos mas obras mesmo, com exceção do Minha Casa, não vemos. Cadê que ele fala das obras do Centenário? Tá apostando no esquecimento do povo. Outro ponto: alguns museus deveriam cobrar, como se faz por aí afora, seria uma renda de manutenção.

    ResponderExcluir
  11. Ah, quanta injustiça com os parlamentares que estão a favor do Juazeiro, sr. Paulo. Em noticioso radiofônico juazeirense, estavam alguns próceres do "PT", dentre os quais o "cuecão". Ficou bem claro na voz de todos que a tão sonhada sede da universidade se deu por obra e graça deles- o mais sincero foi o senador Pimentel. Pimental Cruel, para os cratenses. Sim, até aqui há um misto de ironia e verdade em meu comentário.

    Agora uma coisa: eu não sei porque motivos o deputado Arnon Bezerra, cunhado do verdadeiro "marechal" do Juazeiro(o vice-prefeito), foi escanteado na política local. E por falar nele, em Arnon, já estão tratando de "retirar seu couro" lá pelas bandas da web cratense... e foi o mesmo professor que deu umas "cutucadas" em Roberto Celestino.

    Como podemos ver, já tem cratense caindo na real sobre os verdadeiros bastidores da política estilo puxa-tapete em voga no Cariri. Que política circense essa nossa, ein?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês