domingo, 11 de março de 2012

Animal do sertão será mascote da Copa do Mundo


O mascote da Copa do Mundo de 2014 será um Tatu, animal em extinção. O Comitê Organizador Local da Copa oficializará a escolha da Fifa em outubro. De acordo com a revista Veja, antes de anunciarem o Tatu como mascote, será preciso registrar a marca na Europa.

A presença do Tatu, espécie Tatu-bola, como candidato a mascote teve influência da Associação Caatinga, ONG cearense voltada à preservação ambiental. A entidade promoveu campanha pleiteando a espécie como representante do Mundial, destacando que o animal se curva, “transformando-se em uma bola”, quando ameaçado de caça.

O Tatu derrotou o Saci, figura preferida do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A onça e a arara também agradavam o ministro como candidatos a mascote da Copa do Mundo.

Fonte: UOL.

Nota: Uma boa notícia depois de tanta confusão a respeito da organização da Copa. Abaixo descrição da Associação Caatinga:

A Associação Caatinga criada em Fortaleza em outubro de 1998 com o apoio do fundo para conservação da Caatinga estabelecido por Samuel Johnson para a proteção da carnaúba. É uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA).

Com a missão de CONSERVAR A BIODIVERSIDADE DA CAATINGA, a  Associação Caatinga desenvolve projetos para a criação e gestão de áreas protegidas, o fomento à pesquisa, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Em suas ações a Associação Caatinga trabalha na construção de uma rede de parceiros, mobilizando pessoas e instituições interessadas na conservação da biodiversidade da Caatinga num espectro que abrange universidades, órgãos técnicos e de financiamento, proprietários rurais e agricultores familiares, empresários, organizações do terceiro setor e instituições governamentais.

A Associação está se transformando num centro de referência para a conservação da Caatinga através da difusão de experiências de sucesso e de práticas sustentáveis.

A instituição está filiada à Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Rede Nacional das Organizações para as Energias Renováveis, Associação Asa Branca – Proprietários de RPPN do Ceará, Piauí e Maranhão e Confederação Nacional de RPPN. É membro do Comitê Gestor e Técnico do programa Selo Município Verde (Programa de Certificação Ambiental do Estado do Ceará) e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (Ceará).

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês