sábado, 24 de março de 2012

História de Cícero


Foto do Museu Vivo do Pe. Cícero

A história humana é regida através de fatos marcantes. Por sua vez, estes fatos são determinados pelas ações de personagens históricos. Desde o maior de todos, Jesus, desfilaram ao longo dos séculos nomes épicos, como Moisés, Napoleão, Lincoln, Stalin e Gandhi. Sendo para o bem ou para o mal, seus atos mudaram o rumo da história.

Dentre tantos nomes bíblicos, americanos, europeus e asiáticos, há também um espaço relevante para um certo Cícero Romão. Isso mesmo! Um padre cearense pequeno e da cabeça chata, morador de um lugar esquecido no sertão, teve o atrevimento de adentrar na galeria dos grandes personagens.

Mas afinal, o que esse Cícero fez? Comandou um grande exército numa vitoriosa batalha? Mudou o sistema econômico?

Foi o episódio da transformação da hóstia consagrada em sangue seu fato marcante. Mas milagre no sertão? Impossível! Sacrilégio! Pelo menos é o que foi considerado na época. Cícero então foi difamado e perseguido. No entanto, um grande nome, ao contrário das fraudes, não é esquecido. Pelo contrário, a chama de seus ideais se agiganta e aquece cada vez mais os corações de sua nação romeira.

Mesmo após quase 80 anos de sua morte, Cícero Romão comanda um exército bendito com cerca de 02 milhões de romeiros, que anualmente se dirigem espontaneamente para a sua fortaleza - Juazeiro do Norte. Com seus preceitos baseados na fé e no trabalho, fez esta cidade emergir do esquecimento e da total pobreza dispensados ao sertão nordestino.

Seu nome hoje é emprestado para milhares de seguidores, gente humilde e simples mas grandiosa em virtudes. Do popular ao épico. Dia 24 de março. Dia de um grande nome, dia em que nasceu Cícero Romão Batista!


Dr. Paulo Leonardo Celestino
Cirurgião-dentista

Um comentário:

  1. Texto lido no Jornal da Tarde da FM Pe. Cícero, também disponível no site Portal de Juazeiro. Obrigado professores João Hilário e Daniel Walker.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês