sexta-feira, 6 de abril de 2012

Caminho sagrado precisa ser belo!

Acesso à Rua do Horto.


Sexta-feira Santa, dia de reflexão. Cristo foi crucificado e se sacrificou pela humanidade. Como cidade seguidora dos preceitos de seu fundador, o Pe. Cícero Romão, logo os juazeirenses encontraram uma maneira de expressar a sua penitência: subir a ladeira do Horto em oração. 

Como todas as manifestações populares de Juazeiro, esta tradição nasceu espontaneamente e ao longo dos anos vai conquistando mais adeptos, inclusive turistas e romeiros. Ao lado da procissão das Candeias, da missa do dia 20, da despedida dos chapéus, e de tantas outras manifestações, a caminhada ao Horto é mais um evento que mostra a beleza e a pureza de nossa cultura popular.

Com um potencial turístico incrível, o trajeto desde a Capela do Socorro até a estátua do padim precisa de mais infraestrutura. Não podemos admitir mais a Rua do Horto com esgotos a céu aberto em suas margens. Esperamos que o projeto do Roteiro da Fé resolva definitivamente esta questão. Novas estações da via sacra, muitas praças com espaço para manifestações culturais e a instalação de quiosques para a atividade comercial podem ser algumas sugestões para embelezar o caminho sagrado.

Precisamos lembrar também dos moradores do bairro, a maioria gente humilde, mas com uma capacidade artesanal única. Por que não construir um centro artesanal no local? Agregaria e fomentaria o principal meio de sustento de muitas famílias.

E assim é Juazeiro do Norte: muitas demandas a serem resolvidas. Mas não custa nada sonhar com uma cidade mais bela, digna de sua população e de seus visitantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês