terça-feira, 15 de maio de 2012

Zona rural de Juazeiro: Progresso para todos

Sítio Gavião, zona rural esquecida.
Sítio Gavião, zona rural esquecida.


Juazeiro do Norte vive um momento de muitas transformações. Grandes marcas nacionais e internacionais desembarcam com suas lojas, hipermercados e concessionárias. Faculdades públicas e particulares são construídas tornando a cidade um centro universitário. Praticamente toda semana acontece um lançamento de novo arranha-céu, seja comercial ou residencial. E sua população adquire novos hábitos e costumes nesta nova realidade de metrópole regional.

Diante de tanto progresso, existe ainda um pedaço de Juazeiro que vive praticamente no esquecimento: a zona rural. Com a agricultura praticamente inexistente, Juazeiro não dá a atenção devida a localidades como o São Gonçalo, Sabiá e Gavião. A começar pelo acesso: nenhuma vila dispõe de uma via asfaltada, todas se ligam à sede do município por estradas carroçais.


Com um acesso ruim, o progresso não chega. Comércio enfraquecido, dificuldade na locomoção de estudantes, professores e profissionais da saúde principalmente em tempos chuvosos são algumas das inúmeras dificuldades enfrentadas por estas localidades.

Com a especulação imobiliária nas alturas e os espaços urbanos cada vez mais reduzidos, o poder público vai perdendo a oportunidade de promover uma nova fronteira de desenvolvimento por pouco investir na totalidade do território juazeirense. Com mais infraestrutura na zona rural, poderia se pensar até em hotéis temáticos, os famosos resorts. Por que não? Estariam bem próximos do aeroporto e trariam emprego e renda para a população em volta.

Mas enquanto os governos demoram a agir, a sociedade começa a se mobilizar. Recentemente uma associação comunitária propôs um projeto de construção de uma rodovia ligando Juazeiro do Norte a Missão Velha a partir do Aeroporto Regional do Cariri. Uma ideia excelente, porque além do seu objetivo principal – interligar o aeroporto à Ferrovia Transnordestina para otimizar nossa cadeia produtiva – haveria o benefício direto para os moradores das localidades do Gavião, Sabiá, Brejo Seco, dentre outras. Falta ainda um maior apoio político para a concretização do projeto, mas já é um começo.

Precisamos cobrar dos nossos governantes a promoção do desenvolvimento humano por igual. Neste ano tão especial e decisivo de eleições, reflitamos e analisemos as melhores propostas. Lembremos também da zona rural!

6 comentários:

  1. Com essa estrada, parte dessas localidades poderiam se tornar uma area industrializada; já que seria(ou será) uma ligação direta com Missão Velha, consecutivamente com a Transnordestina, tento como atrativo para as industrias o escoamento da produção nacionalmente e internacionalmente. Claro que também é de fundamental importância obras estruturantes como o gasoduto e o porto seco. Explorando assim, o potencial industrial que Juazeiro e o Cariri têm.


    Sonhar um pouco também é bom!

    ResponderExcluir
  2. Consideramos as avenidas Leao Sampaio e Padre Cícero (que nasceram em pista única) verdadeiros pseudópodes de desenvolvimento. Vias que canalizam o progresso além dos nossos limites. Imaginem se estas vias fossem dentro do município? Como as avenidas Ailton Gomes e Castelo Branco. Não só importa se a estrada leva a um lugarejo com 100 pessoas, mas os benefícios trazidos a toda sua extensão. Com boa insfraestrutura podem ser determinantes em vários projetos que demandem grandes espaços. juanews

    ResponderExcluir
  3. Inusitada nota da câmara municipal de Crato veiculado pelo Blog que tem o nome da citada cidade:

    A Câmara Municipal do Crato durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 15, recebeu a visita de alguns políticos do vizinho estado de Pernambuco, mais especificamente das cidades de Ouricuri e Araripina.
    Charles Coriolano – Presidente do PCB de Ouricuri – PE; Jorge Santana de Araújo - Presidente do PRB de Ouricuri – PE; Antônio Fernando de Aquino Bezerra – Presidente do PR de Ouricuri – PE e o Vereador José Reginaldo (PSDB)– Presidente da Câmara Municipal de Araripina - PE. A visita teve o objetivo de fazer o lançamento da proposta de criação de um novo estado para Região Nordeste. O Cariri, o Araripe ou Estado do Padre Cícero são os nomes sugeridos para o possível estado, que teria como capital, Crato ou Juazeiro do Norte. “Ele reuniria diversas cidades da Região do Araripe, no Sertão pernambucano e municípios do Cariri cearense, todos insatisfeitos com tratamento recebido por parte dos seus respectivos governadores, Eduardo Campos (PSB – Pernambuco) e Cid Gomes (PSB – Ceará)”, afirmou Fernando Bezerra – Presidente do PR de Ouricuri. “A seca tem ocasionado a falta d’água em vários municípios do sertão pernambucano, o que tem proporcionado mais uma vez, aos políticos oportunistas, a possibilidade de transformar o voto do povo humilde em mercadoria barata, nas eleições que se avizinham”, disse José Reginaldo, mais conhecido como Zé Bolacha, (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal de Araripina. Mesmo o Governador Eduardo Campos sendo bem avaliado pela opinião pública, os municípios sertanejos não têm sido contemplados em suas principais reivindicações e como merecem, ressaltou Reginaldo.

    Os políticos pernambucanos entendem que cerca de dez a treze cidades da Região do Araripe, mais Crato, Juazeiro e Barbalha reúnem condições de formar um estado forte, tanto pelo potencial econômico (reservas minerais e naturais, comércio, agricultura e pecuária, bem como, pelo seu potencial educacional e cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estiveram por aqui também, resta saber se não é oportunismo para ficarem em evidência neste perído eleitoral.

      Excluir
  4. Esse tipo de articulação tem muitos interesses e certamente terá diversas barreiras.

    Com relação as vias de acesso pela zona rural são de extrema importância. Não há dúvidas quanto a isso, será que só as pessoas que acompanham o blog percebem isso.

    ResponderExcluir
  5. Acho que devíamos aproveitar o pleito eleitoral e voltar a expor projetos como esses e vê-los protagonizando os debates

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês