quarta-feira, 9 de maio de 2012

Triângulo, espelho das mudanças de Juazeiro do Norte

Ginásio Poliesportivo, primeira grande construção do Triângulo.
Ginásio Poliesportivo, primeira grande construção do Triângulo.
Por ocasião da inauguração da C&A, estive no estacionamento superior do Cariri Shopping. Resolvi então aproveitar para tirar algumas fotos da paisagem em volta. Vendo tanta construção, imediatamente veio em minha mente os flashes de um passado recente: a paisagem do bairro na década de 80, tempo de minha infância.


Não lembro bem da duplicação da rodovia Juazeiro-Crato, mas tenho na memória o trecho Triângulo-Salesianos em pistas simples, assim como a Av. Leão Sampaio. Depois veio a reforma da Av. Pe. Cícero, que ganhou até o triste apelido de avenida Sonrisal, pois o asfalto original utilizado foi péssimo.

Em seguida lembro da construção do Poliesportivo. No lugar do Hospital Regional havia um simples campo de futebol. A rodoviária se situava no local do Cirão. No lugar da Praça Feijó de Sá existia apenas um monumento, só não sei se era em homenagem aos romeiros ou aos sertanejos de uma maneira geral. Shopping? Só viajando para Recife!


Praça Feijó de Sá atual.
Praça Feijó de Sá atual.
Atualmente há pouco terreno disponível para novas construções. Edifícios comerciais e residenciais se erguem ao céu. Concessionárias, industrias, faculdades, tudo vai mudando a paisagem radicalmente. Nomes como Hiper Bompreço, C&A e Lojas Americanas não são mais estranhos. O trânsito, antes calmo, agora é intenso.


Edifícios se erguem ao céu no bairro Triângulo.
Edifícios se erguem ao céu no bairro Triângulo.
Apesar dos benefícios, os problemas também surgem ou se agigantam. A infraestrutura urbana pouco evoluiu. Todas as administrações municipais não conseguem acompanhar as mudanças. Mas isto tudo mundo já sabe, não é mesmo? Não precisa nem enumerar os problemas. Apesar de ser repetitivo, vamos continuar reclamando e reclamando, até surgirem ações plausíveis e resolutivas por parte deste políticos para adequarem Juazeiro do Norte nesta nova realidade.


Paisagem do bairro Triângulo.
Paisagem do bairro Triângulo.

9 comentários:

  1. Qual é a marca da sua máquina ? Aliás, eletrônico digno desse substantivo - quase um "adjetivo" - Máquina! A resolução está admirável!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sony 16.1 megapixels, filma em HD, presente de minha esposa especialmente para as atividades do blog.

      Excluir
  2. Boa matéria Paulo Celestino. Infelizmente os nossos governantes não se preocupam que as obras de infraestrutura são necessárias para dar suporte ao avanço da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Pois é, meu amigo, não se previnem e acabam tendo que apagar "incêndios" depois.

      Excluir
  3. Juazeiro uma ótima cidade pra se viver.

    ResponderExcluir
  4. sabe detalhes da nova expansão leo? será se vai ser no segundo andar?

    ResponderExcluir
  5. Segundo a assessoria do shopping, futuramente o atual 1º andar, que é estacionamento, será um espaço para lojas. Então será construído outro andar acima do atual estacionamento no teto para ser também estacionamento.

    ResponderExcluir
  6. vlw leo tava muito curioso para saber, quando saber alguns detalhes me avisa blz. vc num sabe quando vai ser mais o menos a data prevista? eu vi um video da WR engenharia no you tube que disse que a próxima expansão será no final do ano, foi no video de lançamento do mansão cariri vou procurar e mandar o link pra ti blz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês