segunda-feira, 9 de abril de 2012

Juazeiro do Norte com poucos médicos



Apesar de possuir uma faculdade particular de medicina e ser vizinho de Barbalha, que possui um curso da UFC, Juazeiro do Norte não consta entre as 10 cidades cearenses com maiores médias de médicos por 1000 habitantes. Nesta lista estão Fortaleza, Crato e Sobral. Barbalha se destaca como maior média do estado.

A lista é do CNES (Cadastro de Estabelecimentos de Saúde) e foi divulgada pelo O Globo e site Miséria.

Qual a explicação? Os salários baixos na saúde pública estão contribuindo na debandada dos médicos para outras cidades? Juazeiro do Norte paga menos aos profissionais de saúde do que a maioria dos municípios. Ganhamos o Hospital Regional mas perdemos o Santo Inácio. Com isso, até os estudantes da FMJ foram estagiar em Brejo Santo. Também estamos nas últimas colocações nos índices nacionais de satisfação dos usuários do SUS.

Para completar somos campeões em casos de dengue. Não vai parecer uma única notícia boa para a saúde de Juazeiro do Norte em termos de números e índices?

2 comentários:

  1. Com esse prefeito?! Claro que não.

    Fechar o Santo Inácio foi o cúmulo pra ele pra ele perder meu voto. Graças a Deus que nunca votei nele mesmo.

    Cadê a revolução democrática??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em matéria de infraestrutura de postos de saúde, ele está construindo e reformando muitos. Mas além do recurso estrutural também precisamos valorizar os recursos humanos, não é mesmo?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês