quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cariri Shopping, termômetro da economia de Juazeiro do Norte

Cariri Shopping em sua antiga configuração.
Cariri Shopping em sua antiga configuração.


Quando era menino sempre viajava para Recife nas férias com meu avô. E um dos passeios obrigatórios na capital pernambucana era ir ao Shopping Recife. Muitas lojas, muitas luzes, ar condicionado, escada rolante, diversões eletrônicas, lanchonetes (naquele tempo, década de 80, ainda não se chamavam fast-foods), enfim, tudo fascinava os olhos de uma criança.


Ter algo parecido em nossa terra natal? Nem pensar! Era coisa de capital!

O tempo passa, o Brasil finalmente sai da hiperinflação, surge o Plano Real e a partir daí os investimentos começam a se dirigir também ao interior. Cidades prósperas como Caruaru, Campina Grande e Petrolina recebem a construção de seus shoppings.

Embora um pouco mais tarde do que estas cidades, Juazeiro do Norte finalmente ganhava seu Cariri Shopping. Muita festa e muita dúvida. Lá estava eu já na faculdade em Recife só escutando as conversas dos pessimistas de plantão, que afirmavam como certo o seu fechamento, pois não tínhamos capacidade de absorver e sustentar um empreendimento desta dimensão.

Pior que logo depois da inauguração do shopping, a economia brasileira enfrentou várias dificuldades, em virtude de repetidas crises internacionais. E logo estas dificuldades repercutiram por aqui. Juazeiro sentiu, também o Cariri Shopping. Sem grandes marcas nacionais, nosso centro de compras rapidamente entrou em decadência. Andávamos pelos corredores e pouquísimas lojas permaneciam abertas.

Felizmente, depois de vários anos de turbulência, a economia voltou a crescer. Por aqui, especialmente com a chegada das faculdades particulares, foi criado um círculo virtuoso de investimentos.  Grupos nacionais e internacionais descobriram Juazeiro do Norte, edifícios começaram a crescer em direção ao céu, o aeroporto bater recordes de movimentação. E o shopping, antes decadente, hoje está em expansão!

Já está em construção até um concorrente: o Shopping Juazeiro. Mas é uma concorrência sadia, da mesma maneira que foi a chegada do Shopping Guararapes em Recife.

A partir do próximo dia 06 de maio, nosso Cariri Shopping estará inaugurando sua expansão. Teremos Mac Donald's, Bob's, C&A, Riachuelo, escada rolante, cinema 3D! Muitas lojas e luzes para fascinar os olhos de uma criança. Mas desta vez serão os olhos de meu filho, que não precisará viajar para nenhuma capital!

Cariri Shopping, modelo da expansão.
Cariri Shopping, modelo da expansão.

Nota: O texto repercutiu no programa de João Hilário na FM Pe. Cícero! Obrigado, professor!

4 comentários:

  1. Cara belas palavras inseridas num texto magnifico.......
    E já fujindo do assunto gostaria que tu dece uma olhada e colocá-se fotos e informações de uma construção que está sendo edificada na antiga lavanderia que fica na avenida virgilio tavora um pouco abaixo do antigo treze atlético.
    Fiquei sem entender, se é uma obra da prefeitura não deveria ter dados e informações sobre a mesma.
    Ou será que o terreno foi doado como tantos outros nesta porcaria de administração. (desculpa pelo palavrão).
    Aguardo resposta..............

    ResponderExcluir
  2. cara,esse texto é a realidade de muitos juazeirenses e caririenses.
    Mas,ainda bem que a coisa anda mudando.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês